Correio Popular Notícia


DESENVOLVIMENTO
Governadores do Brasil Central recebem apoio do BNDES

Data da notícia: 2016-03-08 10:22:51
Foto:

(Da Redação) Os governadores de Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal, que participam do Fórum Brasil Central, voltaram a se reunir em Goiânia na última sexta-feira (4), para discutir projetos de interesse regional e a retomada do crescimento. Neste sétimo encontro, os estados do Maranhão e do Amazonas passaram a integrar o bloco político e econômico criado em julho do ano passado.

A presença do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na reunião foi importante para a definição de novas metas e investimentos do consórcio. Coutinho recebeu sugestões dos governadores e disse que as acolheu com entusiasmo, garantindo abrir e acelerar linhas de financiamento voltado ao bloco consorciado. Alguns temas citados pelo presidente do BNDES como prioridade para incentivos foram: recuperação de pastagens, investimento em piscicultura e hidrovias.

Para o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), o consórcio surgiu com o objetivo de formular políticas públicas e executá-las entre os estados associados. Segundo ele, este consórcio é altamente construtivo e novo. ?Nunca existiu na federação um modelo de consórcio de estados. É o primeiro, então isso representa uma novidade. Neste grupo, está o lado bom do Brasil, o lado exemplar do brasil produtivo?, definiu.

O secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, enfatizou que a proposta do consórcio é quebrar fronteiras, já que existem tantas afinidades e potenciais em comum. ?Um dos pontos que mais fizeram com que a gente tivesse avanços consideráveis foi a atual circunstância econômica do país. Peixoto assegurou que, não fosse o momento de crise, não estariam vivendo essa oportunidade de criar esse novo modelo vanguardista de desenvolvimento regional.

O presidente do Consórcio, governador de Goiás Marconi Perillo, disse que o bloco nasceu com seis estados e nada impede a entrada e a participação de novos membros na discussão. Um grupo de secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Assuntos Estratégicos estiveram reunidos desde quinta-feira (3), discutindo o interesse em comum dos consorciados e preparando a pauta para a chegada dos chefes dos executivos estaduais.

Com informações de Zózimo Macedo ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1483 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.